top of page

Método de normalização de respiração

Sabias que são os hábitos que condicionam a nossa respiração? A amamentação, o uso de chupetas, os alimentos com carga alergénica, fármacos… enfim, todos nascemos a respirar pelo nariz, mas os hábitos desta sociedade condicionam de forma desregrada e inconsciente, de forma trágica e patológica.

Simplicidade na respiração

A simplicidade de respirar, comer e viver leva-nos a melhorar a nossa saúde. Sair dos exageros da vida quotidiana. Aprender a ouvir o nosso corpo. Outra vez, sem falar de espiritualidade, ouvir se é fome ou sede, se é sono ou vida. Acreditar nas nossas capacidades fisiológicas, na nossa imunidade, nas nossas necessidades. Confia. Para confiar é urgente a simplicidade, a coragem e a disciplina. Depois é viver a vida de forma plena.

A sociedade moderna tornou as nossas vidas mais moles fisicamente e mais ansiosas psicologicamente. Assim, inventaram os ginásios. De repente damos por nós, sentados o dia inteiro, em frente a um ecrã ou dentro de um carro e depois vamos ‘compensar’ num espaço fechado a uma velocidade exagerada provocando o desequilibrio funcional de todo o metabolismo. Comemos em exagero. Respiramos em exagero. Criamos doenças em exagero. Podemos mudar tão rápido e ainda assim não acreditamos. É verdade. Não temos de ser doentes.

Mude sua respiração e transforme sua vida!

Mudar de vida não será mudar de casa. Basta fechar a boca e respirar lenta e suavemente pelo nariz. Quando o metabolismo inicia o seu equilíbrio a fome e a sede diminuem assim como a energia aumenta. Na primeira semana, dá para perceber lindamente estas mudanças. Teremos mais vontade de cumprir uma boa rotina do sono. Menos fome, conseguimos controlar crises de apetite. Teremos mais horas do nosso dia e isso é fabuloso.

Entretanto, muitos se questionam quem pode e a quem é contraindicado o método de normalização de respiração. Ora, este método é possível e aconselhável a todas as pessoas em qualquer idade, sem contraindicações. Deve ser respeitado o aconselhamento para doentes crónicos de forma a coordenar crises e fármacos. Contudo, os fármacos são prescritos pelo médico assistente de cada paciente. Como especialista em normalização de respiração sei que antibióticos, corticoides, antidepressivos e outros medicamentos para doenças como a asma condicionam os exercícios e os seus resultados ou aumentam o processo de cura.

O método de normalização de respiração muda totalmente a sua qualidade de vida

A respiração nasal é fundamental e crucial para a nossa saúde. Respirando pelo nariz o sistema nervoso autónomo terá uma capacidade de resposta melhorada. O SNA regula a temperatura do corpo, os batimentos cardíacos, a pressão sanguínea, a contração das veias, regula os sistemas de forma automática e inconsciente, aqueles sistemas do nosso corpo que não conhecemos e que não conseguimos regular conscientemente.

O método de normalização de respiração permite resolver problemas de saúde assim como aumentar a energia das pessoas ‘normais’ que não tenham doenças diagnosticadas.

O Dr. Buteyko afirmava que qualquer pessoa que não respire apenas pelo nariz é doente mesmo que não tenha sinais ou sintomas da doença.

Na realidade este treino mais do que ensinar a fazer, ensina a não fazer a respiração oral.

Podes começar agora!

O ambiente em que vivemos nos adoece

Muitas vezes pelos conceitos comuns melhorar a nossa saúde passa por alterar a alimentação ou a atividade física, claro que sim. Porém verificar que a nossa função mais básica, a respiração, é esquecida e maltratada, bloqueia a nossa evolução.

Treinar a respiração de forma simples e prática melhora substancialmente a nossa saúde.

A espécie humana é a única que tragicamente se adaptou ao meio ambiente através da doença. Cada vez mais as doenças cardíacas, a diabetes, as doenças autoimunes aparecem com um grito de ajuda contra o ambiente em que vivemos.

As nossas capacidades parecem limitadas e muitas vezes bloqueadas, e na realidade podemos decidir e reagir contra o que nos faz mal. Basta resolver e fazer.

Sem fármacos podemos melhorar a nossa energia, a nossa imunidade, controlar a inflamação e reagir com mais saúde.

A nossa vida cheia de ansiedade, correria, agenda lotada, baixa qualidade do sono, doenças crónicas dispara alertas com consequências severas físicas e neurológicas.

A respiração nasal fará parte da ciência básica, como tal os estudos científicos focam-se nas doenças, em fármacos e dispositivos médicos para resolver a doença. A premissa existente na comunidade médica de que basta a permeabilidade nasal para não se ser um Respirador oral é falsa e é cada vez mais aceite.

A respiração altera todo nosso corpo

A respiração é sem dúvida um problema de saúde pública a nível mundial, já não havendo grande diferenciação entre os países mais e menos desenvolvidos. Sabendo que quanto maior o desenvolvimento do país maior a gravidade do padrão de respiração dos seus habitantes.

Quando começamos a questionar as causas, facilmente identificamos e associamos características como a amamentação, alimentação, atividade física e ambientes fechados além das rotinas diárias.

A respiração nasal é magnífica além de elegante.

A boca aberta não permite a respiração nasal e era comum associar a boca aberta a défice cognitivo, cara de palerma, de tolo ou em inglês ‘stupid face’.

Se falarmos de mastigação era pedido para ser de boca fechada. Nesta forma de ser elegante e para conseguirem coordenar a mastigação com a respiração os alimentos são cada vez mais moles e os ciclos mastigatórios cada vez mais curtos.

Quando chegamos à postura, braços por baixo da mesa, pernas dobradas ou mal posicionadas, cabeça apoiada, não nos sentarmos direitos à mesa altera as forças musculares e gera uma cascata de problemas além de agravar a respiração.

É fascinante percebermos a nossa evolução, a nossa resistência a aumentar e a energia diária na nossa vida e de quem nos rodeia.

O método normalização de respiração pode livrar-nos dos problemas modernos

Manter a simplicidade leva-nos a outro patamar de controlo das nossas vidas. Não falo de espiritualidade, falo de pôr em prática o que trouxe o homem dos tempos mais ancestrais e remotos até aos dias de hoje, a única coisa que não se podia ter alterado – a Respiração Nasal.

A asma, a sinusite, a roncopatia, as alergias, as doenças autoimunes, a diabetes são doenças modernas de sociedades ditas evoluídas e que perderam a simplicidade por optarem por cada vez mais por ‘modernidades’.

O método de normalização de respiração é tão simples que consegue iniciar agora mesmo e os resultados são rápidos.

Após iniciar programa de normalização de respiração notará melhorias imediatas na 1.ª semana e, assim, a recuperação da respiração acontece em 4 a 6 semanas. De forma simples, fácil e económica, sem fármacos nem cirurgias.

Por fim, muitos não acreditam que podem respirar apenas pelo nariz e acreditam em estórias que lhes foram contadas e criam as suas próprias associadas a desculpas. Qualquer um pode respirar bem desde que treine e aplique o método. Assim, centenas de pacientes curados têm comprovado o método e agradecem-me a ajuda. Mas, na realidade, apenas precisavam de orientação para retomar a respiração que tinham quando nasceram.

Queres fazer parte desse grupo de pessoas que mudaram as vidas através da boa respiração? Então clique aqui!

11 visualizações0 comentário
bottom of page