top of page

Nariz entupido: qual é a melhor solução?

Muitos procuram fármacos como solução para o nariz entupido, sem saber que a sua desobstrução é mais simples do que imagina. Está bem ali, no meio da nossa cara – o nariz! A importância do nariz e, consequentemente, da respiração é primordial para a nossa saúde. Aprende a respirar e acabas com o nariz entupido, nesse artigo te explico por quê.

O que nunca te contaram é que não consegues facilmente respirar pelo nariz de forma integral e saudável se a boca estiver aberta, semi-aberta, ligeiramente aberta, basta os lábios estarem milimetricamemte abertos. Portanto, aprender a coordenar a respiração nasal com a abertura da boca é fundamental. Não apenas para ir ao dentista, como também quando comes ou falas.

Todos os procedimentos no dentista serão bem mais fáceis se controlares bem a tua respiração nasal. Além disso, terás menos ansiedade, enfim, acho que devias experimentar.

Para falar temos de abrir a boca, o que automatiza a inspiração oral. Para comer, temos de abrir a boca e a inspiração oral repete-se. O desafio será sempre respirar tão bem pelo nariz que para comer ou falar consigamos cumprir o ritmo de inspirar pelo nariz.

Quando respiramos pelo nariz, a passagem de ar provoca acções químicas e mecânicas que não permitem a obstrução nasal.

O ciclo crónico causado pela respiração oral

Quando respiramos pela boca, o sistema respiratório tenta equilibrar a ausência das permutas químicas eficientes e a hiperventilação. Então, vão acontecendo diversos problemas, como a constrição das vias aéreas superiores, a obstrução nasal, a produção de muco, e o ciclo crónico inicia-se.

Nariz Entupido

É comum referirem na consulta que ‘só quando o nariz entupiu, começou a respirar pela boca’. Entretanto, tenho a dizer que só quando o nariz entupiu, passou a respirar APENAS pela boca. Mais uma vez, nariz que respira não entope. Se a respiração for mista pode o nariz entupir em qualquer momento.

A associação de factores como tempo, frequência, duração, alimentação, hidratação, predisposição individual, questões sazonais e reacção de cada um pode ou não originar o nariz entupido ou a obstrução nasal.

Como exemplo, podemos falar desta época do ano, transpiração e frio, vento e pólen, vestuário desadequado, arejamento por vezes insuficiente e acorda de manhã com o nariz obstruído. Em geral, forçar a respiração nasal é difícil, cansativo e parece inútil, porém, muito bem explicado por Dr. Buteyko, forçar a respiração nasal com a técnica correcta vai desobstruir o nariz de imediato bastando, depois, manter o controlo respiratório nasal.

Realmente, é momentâneo e extremamente eficaz experimentar. É libertador e, por não usar fármacos nem dispositivos, torna o processo ainda mais eficiente em qualquer lugar em qualquer hora.

Os exercícios e o tratamento

Devemos sempre ter os cuidados necessários e compreender o processo e as dificuldades de cada um. Assim, a técnica é e tem de ser sempre confortável e a prática diária leva à resolução de inúmeros problemas respiratórios. Respirar lenta e suavemente pelo nariz promove a saúde, reduz a ansiedade e corrige problemas respiratórios.

Quando perceberes que tens o nariz entupido, deves agir de imediato. Se consegues prever a situação tenta antecipar os exercícios. Um livro que indico a todos os meus pacientes é o Adenóides sem Cirurgia, que ensina que modo muito simples para pais, como realizar os exercícios de normalização da respiração com seus filhos, mas também podem aplicar em si próprios.

Se precisas de ajuda, estou aqui. Para começar, basta fechar a boca e respirar, de forma silenciosa, não te mexas.

Respirar fundo pode parecer confortável, mas respirar suave é muito mais saudável. Dra. Rita Sousa Tavares

O melhor remédio para desobstruir o nariz é reaprender a respirar

Temos de aprender a respirar sempre, não seria nem é possível apenas respirar fundo o dia todo. Fechar a boca, com os lábios selados, inspirar pelo nariz e expirar também pelo nariz. A posição do corpo, a hora do dia e a divida-se a que fomos sujeitos irá contar para a capacidade respiratória.

Quantos ciclos consegues fazer de forma confortável?

Livro Adenóides Sem Cirurgia

Livro Adenóides Sem Cirurgia


Adenóides Sem Cirurgia é um guia ilustrado para os pais que querem ajudar os seus filhos a evitar a cirurgia de remoção de adenóides, naturalmente, através da aplicação do método de Normalização da Respiração. O método de Normalização da Respiração, que segue a lógica fisiológica do corpo, ajuda as crianças a melhorar a sua saúde geral.

€15,00

12 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page