Todos os dias surgem na clínica questões novas, pacientes que perguntam as suas dúvidas. Esta foi a pergunta da Maria com 13 anos: fico mais bonita?
Pois é. Nunca tinha visto a respiração assim de forma direta, mas sim, Maria, vais ficar muito mais bonita e claro muito mais saudável.
Padrões ao redor do mundo
A beleza não é igual em todo o mundo e as diferenças culturais e económicas podem condicionar. O que vos gostava de contar é como podemos de forma económica e fácil ficar lindos e saudáveis. Tanto em Portugal como no Brasil nos padrões de beleza importa o tom da pele e o corpo atletico, sinal de saúde também.
Nem sempre é assim no resto do mundo. Na Ásia, por exemplo, na China e na Coreia do Sul a pele bronzeada é mal vista pois associam a trabalhadores do campo.
Entre nós, acreditamos que a pele bronzeada são muitas horas na praia.
O sol é fundamental e com os devidos cuidados dá saúde e força. A vitamina D produz-se na pele através dos raios ultravioleta do sol e é, depois, sintetizada para chegar às várias partes do corpo. Esta vitamina interfere em quase todos os mecanismos fisiológicos do organismo, como a pele, cabelo, coração, artérias, músculos, ossos, intestinos e cérebro. Estudos indicam que 20 minutos diários de exposição solar, nos braços e nas pernas, sem protetor solar, são suficientes.
A vitamina D é fundamental para os ossos e dentes se desenvolverem e para o sistema imunitário, além de fixar o cálcio.
Simetria facial e a beleza
Quando as estruturas ósseas da face se desenvolvem, os dentes, língua e restantes estruturas musculares ficam em equilíbrio e com as suas funções corretas.
Na Polónia a simetria facial, tanto em homens como mulheres é sinal de beleza. Por cá também, mas não é tão falado. Ao respirar pelo nariz e mastigar bem os alimentos de cada lado alternado e de forma vigorosa a face ficará simétrica e não terás diferença nas bochechas nem nos olhos, mesmo tamanho e mesma altura.
Uma curiosidade que eu acho interessante trazer para você é que no Irão a forma do nariz é muito valorizada nos padrões de beleza. Quando o nariz não respira colapsa ou inflama e terá o tamanho alterado, além da pele com a cor diferente.
A respiração nasal está ligada a beleza
Se o nosso sistema imunitário, que nos defende de doenças e outros males estiver ativo e com bom funcionamento teremos uma respiração nasal sem alergias nem infeções.
Ora se o nariz não entope a boca consegue estar bem fechada. E muda todo o sorriso: dentes mais brilhantes, lábios hidratados e volumosos, dentes alinhados, maxilares delineados. Aliás, em França, os maxilares marcados são um sinal claro de beleza. Por cá também, ninguém gosta de ter papo ou duplo queixo, não é?
Quando falamos de beleza temos de falar de postura e aqueles que andam curvados, com as costas encurvadas e cheios de olheiras não atingem as marcas de beleza que poderiam. Quando respiramos pelo nariz, vamos ter o peso da cabeça bem centrado na coluna vertebral e desta forma sem compensações seremos mais altos, elegantes e sarados. O oxigénio das células vai aumentar e o olhar maravilhoso vai melhorar a cada dia.
Na Índia, as pessoas costumam valorizar a harmonia entre corpo e alma. O ioga e a alimentação saudável são muito valorizados. O ideal de beleza relaciona-se diretamente com a saúde e assim torna tudo bem mais fácil.
A saúde aparenta beleza, energia e alegria.
Quando respiramos lenta e suavemente pelo nariz a nossa pele irradia luz por estar mais oxigenada e hidratada, a postura reflete segurança e equilíbrio, o sorriso mais branco e brilhante, os lábios mais cor e suavidade, os olhos mais vitalidade e atenção.
Tudo isto por respirar melhor. Dormir melhor também vai acontecer por saber respirar pelo nariz a noite o sono vem e restabelece toda a energia e renovação celular necessária. Portanto, se respirar mal, aparece o ronco, a agitação noturna, e tantas outras situações que não permitem a recuperação do organismo. Os sinais de uma noite mal dormida podem ser: sonolência, agitação, défice de atenção, falta de concentração e olheiras.
Prioridade máxima na respiração dá alegria por gastarmos menos energia nas doenças e em outras questões, ficamos menos cansados e mais lúcidos para agir no dia-a-dia.
Por fim, quando a prioridade é a respiração paramos para respirar. Esta técnica é ancestral, há quem o faça na meditação, na oração, ou simplesmente na organização do dia. Quem não o sabe fazer acaba numa crise de asma ou de ansiedade e falta de ar que não deixa de ser uma paragem no teu dia para respirar. De forma cruel e dura o organismo manda parar e respirar.
Então para, respira e desfruta do teu dia.
Comments