top of page

OFM em adultos: entenda mais

A OFM, Ortopedia Funcional dos Maxilares em adultos sempre será um desafio, assim como qualquer tratamento dos pacientes adultos e será sempre. O primeiro desafio é romper mitos enraizados na sociedade, pois cada um de nós já ouviu de tudo.

Muitos dos meus pacientes adultos avançam para o tratamento de uma forma inesperada. Pela experiência que já tiveram, pelos diagnósticos que já lhes explicaram, pelas consequências que agravam.

Não podemos tentar convencer ninguém apenas mostrando e melhorando a qualidade de vida de cada um que chegamos mais longe. Tanto na OFM, como na Reabilitação neuro-oclusal e na Normalização de respiração o mito existe – será que funciona mesmo nos adultos?

Consequências das alterações respiratórias

Esta abordagem pode parecer inovadora, porém é uma escolha de vida, de bons hábitos, e tem de partir de cada um.

Em crianças criar bons hábitos é bem mais fácil quando o adulto o faz também. Compreender que cada hábito promove o bom desenvolvimento cranio-facial é fundamental, mas todos estamos preparados para melhorar de vida.

Os adultos, têm uma tendência alta para alterações respiratórias que se agravam no sono, como roncopatia, bruxismo, refluxo gastro-esofágico – a maioria dos pacientes nem se apercebe de qualquer sintoma.

E depois os sinais aumentam e incomodam a família. E consequentemente a ansiedade aumenta.

Quando não dormimos bem ficamos mais ansiosos com fadiga e como resultado, aumentam as doenças respiratórias do sono.

E quando a respiração se agrava, não só a ventilação oral como a hiperventilação metabolicamente sofremos alterações.

A respiração saudável não foi alvo de grandes estudos nas últimas décadas, porém os estudos que apontam a respiração oral como presente ou consequência de diversos distúrbios são inúmeros.

Doenças que surgem como resultado

Quando falamos de bruxismo, apertamento dentário, sabemos que as forças dos músculos sobre os dentes provocam alterações de posição e quanto mais alterada a posição maior o gatilho muscular. Essas discrepâncias nas forças podem partir dentes ou provocar dores mais distantes que chegam a ser confundidas com dor neurológica ou de origem muscular.

As alterações de padrão na respiração e na oclusão levam-nos a mastigar mais rápido ou de forma menos eficiente, como consequência sobrecarrega o sistema digestivo, sendo o primeiro sintoma do refluxo-gastro esofágico.

Muitos pacientes nem referem o refluxo, porém, notam mau sabor na boca pela manhã, bruxismo, tosse irritadiça entre outros sinais.

Quando o bruxismo/apertamento parece equilibrado os desgaste dentários não se dão nas faces dos dentes, mas, no colo, perto da gengiva e ainda há quem chegue a associar a forças de escovagem ou avançar da idade.

Auxílio da OFM na saúde respiratória

Os aparelhos de OFM associados à terapia Miofuncional são uma forma concreta de estabilizar as forças e reeducar os padrões.

O processo mais comum de tratamento são as goteiras oclusais – aparelhos estáticos que impedem o contacto dentário e assim o desgaste dos dentes além da abertura das vias aéreas. Com a ortopedia funcional dos maxilares o processo é diferente, pois o tratamento tem limite de duração, e é dado por concluído podendo o paciente deixar de usar placas para dormir.

Isto é, no paciente adulto a reabilitação neuro-oclusal leva ao equilíbrio músculo-esquelético e respiratório além da estética dentária e muscular. A maioria dos pacientes passa por fases menos colaborantes no início após os 2 primeiros meses, e também, no final quando acredita que já está resolvido o seu problema. Além disso, a resistência dos aparelhos é maior que as goteiras/placas pela componente bioelastica e funcional.

Promover a saúde e qualidade de vida do paciente, além da estética e dos tratamentos invasivos, é possível tanto em adultos como em crianças.

Por isso, não se esqueça que tudo começa no hoje:

1. Feche os lábios

2. respire lenta e suavemente

3. apenas pelo nariz.

Comentários sobre este tema? Conte para nós! Gostaríamos muito de escutar a sua opinião

Siga-nos no perfil do Instituto Respirar no Instagram para ficar atento aos nossos conteúdos e não perder nenhuma dica que damos por lá. Aproveite e leia mais conteúdos em nosso blog sobre a saúde respiratória.

E se acaso estiver precisando de auxílio, faça uma consulta online, adoraremos ajudá-lo a melhorar sua respiração!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page