top of page

Quer o próximo nível? Mude!

Desejo a você um bom ano de 2021! Neste ano, mais que nos anteriores acreditamos na mudança e na alegria de poder iniciar novas etapas. Para começar nós temos sempre de dar o primeiro passo. Este passo, pode parecer maior do que as nossas pernas, impossível, no entanto, nós sabemos que um dia teremos de começar. Hoje eu quero contar um pouco da minha história e explicar porque o que me fez chegar até aqui não me levará ao próximo nível.

Foi assim que eu comecei

Eu comecei primeiro estudando o que gostava e o que achava necessário. A cada momento de avanço, eu entendia mais e mais dúvidas surgiam. Eu sempre fui uma pessoa de ponderar, e até nos momentos mais sombrios, eu acredito que nós somos feitos para avançar, criar e ajudar.

Quando as dúvidas surgiam e a motivação parecia enfraquecer, procurei respostas. Toda vez que eu fazia isso, me aproximava ainda mais do próximo nível que desejava alcançar.

Desde que me conheço sonhava ser dentista. Fiz 6 anos de faculdade e fui especializar-me. Nos últimos 18 anos, fiz as especialidades que acreditei serem adequadas para ajudar os meus pacientes. Estudei odontopediatria pois sempre tive paixão por crianças, poder ajudar a crescer saudáveis e felizes levou-me a estudar ortodontia. Com a ortodontia percebi que tratar aos 12 anos após os dentes definitivos era tarde e estaria a agravar os problemas.

Quando tantas vezes ouvimos “deixa crescer e pode ser que se resolva” eu voltava a lembrar-me do ditado bem antigo: “pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita”.

Cresci e mudei as ideias e os conceitos

Só um louco não muda, certo? Eu queria começar a promover o bom desenvolvimento das crianças e entender as causas que provocam os problemas mais comuns, como cáries, dentes tortos e maxilares pequenos.

Para estudar outros temas além dos dentes temos de mudar as prioridades e os conceitos, no meu entender são maioritariamente apenas [pré]conceitos.

Estudei embriologia, estudei respiração, estudei oclusão e estudei marketing, comunicação, gestão e programação neuro-linguística.

Por conta de tudo isso eu digo com certeza: o que me fez chegar até aqui não me levará ao próximo nível, porque é preciso SEMPRE mudar, para só assim crescer!

Ocupei o meu tempo com o que me faz crescer e ser feliz

Perceber que o que fazemos muda-nos, faz-nos crescer, é essencial! Respirar muda a nossa postura, a função dos nossos músculos e o crescimento dos nossos ossos. Além disso, saber informações básicas para o nosso desenvolvimento exigia poder transmitir para que todos soubessem, para que todos se lembrassem, para que todos usufruam das regras básicas para ser saudável.

Reter informação por acreditar ser do senso comum ou inadequada ou até tão básica que se torna desnecessária é perigoso.

  1. Sabias que deves mastigar bem os alimentos de boca fechada?

  2. É na boca que se inicia a digestão, com a mastigação e a saliva. Se respiras pelo nariz o bolo alimentar é triturado e bem misturado com a saliva.

  3. Sabias que bem sentado mastigas melhor?

  4. A mastigação necessita de vários grupos musculares. Os pés assentes no chão, uma boa postura e as cadeias musculares ascendentes melhoram a mastigação.

Conheces a tua respiração?

Se não tens consciência verdadeira da ação que tomas também não a conseguirás avaliar, julgar e melhorar. É assim com tudo na vida. Na melhor das hipóteses precisamos de ter sorte para fazer qualquer coisa bem sem grandes ensinamentos. É um facto, contudo sabemos que basta uma pequena tentação para que sigamos um rumo diferente que pode parecer mais fácil porém nem sempre nos levará a bons caminhos. Assim é com a respiração e com a nossa vida. “Foca-te e recupera” é uma frase que gosto de ter.

Escolhe, não deixes que te escolham

Se estudares podes escolher, se não estudares terás de te sujeitar ao que escolhem para ti. Sabias que é assim a vida?

Ter opinião formada, tirar dúvidas e questionar é bom para quem aprende, é melhor para quem ensina.

Pequenas escolhas no nosso dia de hoje serão verdadeiros marcos no nosso futuro. Conta com esta premissa para a tua vida, alimentação, profissão, respiração, família e amigos.

Conto contigo para aprender mais. Até breve e que o ano de 2021 seja repleto de sorrisos saudáveis e com o coração cheio de Amor.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page