top of page

Respiração e Saúde: fim das alergias e da obstrução nasal.

O nariz é tão importante, mas tão importante, que está mesmo no centro da face. E começa pelas narinas e segue em labirintos e estruturas até aos ouvidos, olhos e garganta. Podemos compreender o tipo de respiração e qual o caminho a seguir para melhorar a sua saúde e a sua vida, se tomar consciência verdadeira da sua respiração. Muito além da permeabilidade nasal, de considerar ou não reações ou doenças associadas à respiração e até características físicas mais ou menos familiares. 

Não se pode ensinar nada a um homem só podemos ajudá-lo a encontrar isso dentro dele. Galileu

Dizia Confúcio: “Um pássaro no ramo de uma árvore nunca tem medo que o ramo se parta, porque a sua confiança não é na árvore mas sim nas suas asas”. Pensando assim, devíamos não ter medo das mudanças de estação, das alergiasrinite e sinusite, nem das correntes de ar ou sol em demasia.

Se soubermos como respirar também saberemos como não permitir a obstrução do nariz nem a produção de secreções. 

Será assim tão difícil ou seremos nós menos crentes nas nossas capacidades do que nas crenças que nos são incutidas desde que nascemos e com justificativas históricas e genéticas?

A Genética não te Impede de Melhorar a Saúde

Será a nossa genética tão dura e que nos dificulte tanto a vida?

A obediência e liberdade que nos são impostas e ensinadas em nada refletem as nossas necessidades. Se pensarmos no egoísmo do livre arbítrio ou na curva de aprendizagem, se pensarmos que conseguimos aprender e fazer o que é melhor para nós não dependeremos de conceitos ou [pre]conceitos de entidades que nos vêem como uma parte de cada vez.

Não ceder a informação fácil sem ajuizar o valor. Ajuizar é isto, pensar o que se passou para que isto acontecesse? Nunca há 1 motivo. Há sempre um conjunto de causas a produzir um efeito. Nesse conjunto, quanto mais causas maior será o efeito, ou antes, o defeito. Cada causa tem um efeito e que o nosso organismo tentará equilibrar e compensar e quem sabe adaptar.

A respiração que fortalece a saúde

Caminhar sem fazer o próprio caminho, não nos levará a lado algum. Por isso, se queres mudar tens mesmo de saber o fundamental.

  1. A respiração tem de ser sempre nasal, exclusivamente a inspiração e a expiração na sua maioria. Excepção à regra durante a natação. E, a expiração será oral durante a fala e em esforço físico intenso.

  2. A respiração oral é uma atividade incrivelmente complexa e um ciclo vicioso insalubre. É também a forma mais antiga de distúrbio do sono sendo a forma de respiração mais nefasta até para a aparência facial. 

Incrível? Vou explicar:

  1. Tu respiras pela boca.

  2. Desequilibras o CO2/O2

  3. Perdes de forma rápida CO2

  4. O teu cérebro não compreende que a perda é pela boca e não pelo nariz – as células caliciformes vão secretar mais muco para retardar a liberação de CO2

  5. Aumentas a obstrução nasal. 

O que fazer?

  1. Inspirar e expirar apenas pelo nariz

Já tentaste? Eu noto nos meus pacientes que a maior dificuldade é a falar e a comer. E por aí, qual é o teu maior desafio para respirares apenas e só pelo nariz?

Precisas de ajuda? Conte conosco, temos uma equipa especializada na melhoria da saúde através da recuperação do padrão respiratório. Saiba mais sobre a consulta online de respiração.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page