top of page

Respirar correctamente é simples, não fácil

Todos os dias são nos solicitadas ações para aprender a respirar que são simples, no entanto, cumpri-las não é fácil. E nestas ações temos sempre o urgente a sobrepor-se ao importante. E passam dias e semanas em que notamos a roda a acelerar e não podemos saltar. Esta analogia faz parte das nossas vidas. Podemos mudar? Sim. Com a respiração também.

A forma como lidamos com o problema e a forma de adaptação ou compensação também diferem, mas respirar mal é incapacitante para qualquer pessoa.

Quantas pessoas conheces que ressonam? Ou quantas pessoas conheces com os dentes tortos ou que já extraíram dentes para os alinhar? Quantas conheces com as costas, pescoço e/ou cabeça inclinada?

És como algumas pessoas e como nenhuma outra pessoa, pois cada característica que tens é única e resultado de um conjunto de factores herdados e criados. Assim como um clone nunca é igual ao original, assim também somos o que escolhemos.

Se escolhes respirar pelo nariz, também terás de associar outras opções. Difícil é ter pouca força muscular da face e respirar pelo nariz. Um verdadeiro respirador saudável deve saber respirar bem enquanto come alimentos naturais e de vigor mastigatório.

Não precisamos saber mais. Qualquer pessoa com acesso à internet tem a informação que procura, portanto, já sabes tudo o que precisas. Ainda assim precisamos de estratégia para atingir os objectivos, além de mudar de hábitos e comportamentos.

Importância de automatizar a respiração

Para automatizar a respiração não basta fazer uma vez, há que criar rotina e repetir mil vezes. Ou seja, consistência é a chave do sucesso. Da mesma forma, a tartaruga ganhou à lebre pela calma e consistência.

O esforço pode parecer simples, porém temos de persistir para atingir o nosso objectivo. Com padrão e empenho, ao final de um mês as consequências serão notórias e fantásticas.

Muitas das pessoas que acompanho ficaram indignadas e por vezes até intrigadas. Contudo, as diferenças ao final de uma semana e a mudança de vida ao final de um mês são sempre tão gratificantes que nem sonham regressar aos estilos de vida anterior com cansaço, ansiedade, noites mal dormidas e o nariz com obstrução recorrente.

Não achas bem mais fácil e eficaz que as outras propostas para melhorar os sinais e sintomas? Tratar a causa, tratar a respiração! Trabalho consistente, disciplina e repetição é o necessário para resolver os problemas e manter o padrão correto com disciplina diária.

Todos nascemos iguais, a respirar pelo nariz – escolhas | hábitos – condicionam a nossa vida. Sejam ou não feitas de forma consciente, são um conjunto de escolhas fracas que nos levam a perder a respiração nasal. A frequência do hábito, por mais pequeno que seja, altera a nossa vida.

Nós somos o que fazemos repetidamente. A força de hábitos que muitas vezes nem sabemos como aparecem. Tomar consciência das ações automáticas na maioria das situações irá melhorar a nossa vida.

A diferença é criar mais hábitos bons do que hábitos prejudiciais.

Aprenda a respirar no verão!

É no verão que preparamos o inverno, pois a respiração tem fases de melhoria e agravamento, clássicas e constantes. No verão não precisamos de ajuda, mas quando chega o inverno muitas vezes nem fármacos ou cirurgias nos ajudam.

Nunca devemos esquecer que a resolução do problema nunca tem o momento ideal. Primeiro temos sempre de começar. Quando está a chover não é a altura ideal para consertar o telhado, porém, quando está sol já não é necessário.

Com a respiração acontece o mesmo. No inverno achamos urgente e impossível devido à obstrução nasal, mas no verão já não será necessário, pois parece que respiramos mesmo bem.

Quando falamos de respiração ficamos sempre sugestionados. Assim como quando compramos um carro, que encontramos e achamos único, e após esta decisão parece que existem imensos iguais em circulação. Quando começamos a observar e sabemos que os lábios devem estar fechados, entendemos que nós próprios e os outros que nos rodeiam fazem mais inspirações pela boca do que sabem ou têm consciência.

O treino com intensidade e rotina permite que consigamos respirar bem em qualquer momento dia ou noite. Como um militar tem de ser treinado antes de entrar num cenário de guerra e caos, todos devemos reeducar a nossa respiração no verão para que no inverno e mudanças de estação venham as alergias, infeções e inflamações.

Pensando em treino ou dieta, sabemos que tem um esforço inicial e que esperar mantendo os hábitos fará com que consigamos atingir os objectivos. Muitas vezes o que acontece é que o que parece insignificante tira-nos a motivação e voltamos ao início desta jornada para o sucesso respiratório.

Reeducar a respiração para evitar tratamento invasivos

Estar vigilante nas primeiras semanas é fundamental para que consigamos reprogramar o nosso cérebro para respirar lenta e suavemente pelo nariz, dia e noite. Proteger-nos e ser pró-activo significa escolher bem e de forma consciente o que podemos fazer.

Tratar os sintomas e não a causa leva-nos mais cedo ou mais tarde ao mesmo problema ou a novos problemas.

Quando falamos de tratamentos não invasivos falamos da importância que é evitar tratamentos invasivos. E reeducar a respiração, promover a normalização de respiração não é substituto, mas sempre complementar. A mais valia no processo completo de normalização de respiração é que muitas pessoas conseguem prescindir da cirurgia e de fármacos ou evoluir da cirurgia de forma tão efectiva como segura e rápida.

Por isso deve saber que a normalização de respiração está indicada a qualquer pessoa em qualquer idade, tanto para hiperventilação como para padrões de respiração com ventilação oral quer de dia quer de noite, sem fármacos ou tratamentos invasivos.

Vamos lá, respire lenta e suavemente apenas pelo nariz.

Leia mais artigos em nosso blog do iRespirar e acompanhe-nos em nosso perfil no Instagram!

Até a próxima!

Dra. Rita Sousa Tavares

Médica Dentista

8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page