top of page

Respirar pelo nariz: o que sei sobre isso

Respirar pelo nariz de forma lenta e suave te proporcionará uma vida melhor, sem doenças nem ansiedade. Então, que tal começar agora?

As evidências científicas da respiração crescem a cada dia, assim como a importância dos exercícios respiratórios.

A respiração irregular é grave, quer seja pela rapidez, quer seja pela profundidade. Portanto, a respiração tem de ser constante, lenta, suave e pelo nariz. Entretanto, acostumar-se a respirar pelo nariz novamente leva tempo. O controlo da respiração exige treino e força de vontade. Em qualquer idade as melhorias são incríveis e vão além da melhoria no humor e da saúde geral, é notória a melhoria na postura e na energia.

O autoconhecimento não é meditação ou qualquer coisa de transcendente. Quando tomamos uma ação de forma inconsciente e regular não conseguimos com objectividade compreender os erros nem os benefícios. Como exemplo, temos esta nossa conversa. Desde que iniciamos, já fechaste os lábios ou acreditas que o fizeste vezes sem conta. Até há que tenha os dentes fechados mas sem os lábios selados. Assim, há pessoas que nem se apercebem que os lábios estão abertos e garantem-me que só respiram pelo nariz. Mas eu não preciso de saber. Não preciso da vossa confirmação. Quem necessita mesmo de conhecer, compreender e resolver a respiração és TU. Aprende a respirar e muda a tua vida! Achas estranho? Compreendo. Há sempre os cépticos, os críticos. Há sempre os que acreditam que a respiração acontece bem sempre que o nariz não está obstruído e assim por adiante.

3 premissas para respirar bem pelo nariz:

1. Só respiras pelo nariz se a boca está fechada 2. Nariz que respira não entope 3. Só reduzes a tua respiração se quiseres

Quanto menos respirações tivermos por minuto mais saudáveis seremos. Se respirarmos pelo nariz mais saúde teremos. Quanto melhor respirarmos mais concentrados estaremos. Quando controlarmos a respiração promovemos os sistemas fisiológicos. Quando respirarmos bem notamos melhoria geral, resistência, energia, alegria e redução de doenças. Ao melhorar a respiração melhora também a circulação. Exercitar a respiração ajuda a relaxar. Ao saber respirar recuperamos o sono tranquilo. Quando a respiração está equilibrada o sistema digestivo está controlado. Se respiramos pelo nariz aliciamos os problemas de costas e pescoço. Quando respiramos bem desaparecem as dores de cabeça e enxaquecas. Quando respiramos lentamente controlamos os batimentos cardíacas e o sistema nervoso.

Vamos lá… quantas vezes respiras pelo nariz quando estás a descansar? Vamos contar 1 minuto e conhecer a tua respiração! Assim vamos reduzir a Hiperventilação e controlar já!

A descoberta do Dr. Buteyko

O médico ucraniano Dr. Buteyko (1923-2003), estudou a respiração de uma forma nunca antes estudada. Constatou que a respiração saudável deve ser lenta, constante e leve, enquanto a respiração prejudicial é profunda, rápida e inconstante.

Foi então que o Dr. Buteyko estudou com uma perspectiva científica a respiração, os processos fisiológicos e as doenças associadas. Concluindo com os seus extensos estudos que a respiração profunda e rápida está associada a problemas de saúde como pressão sanguínea elevada, asma, alergias, crises de pânico, bronquite crónica, rinite, sinusite, alterações do sono e dores de cabeça e enxaquecas.

Por fim, foi após graduar-me em Ortopedia Funcional dos Maxilares que estudei no Breathing Centre criado pelo Dr. Buteyko e me tornei a única Breathing Buteyko Specialist em língua portuguesa. E assim, aprender na origem de forma integral levou-me a ajudar centenas de pacientes que falam português pelo mundo todo.

Se queres melhorar a tua respiração eu posso ajudar-te. Basta clicar aqui!

Até breve!

13 visualizações0 comentário
bottom of page