top of page

Respiração: 10 motivos para cuidar



Sabes aquela altura em que te falam da respiração e tu acreditas mesmo que respiras bem? E as alterações de saúde são de tal forma graduais que já nem as consideras um problema? O nosso corpo é genial e faz compensações e adaptações para que possamos seguir a nossa vida sem grandes percalços. Porém este sistema tem limites e por vezes a ausência de capacidade de resposta mostra-se mais longe. Então, qual a causa verdadeira de:

  • Ressonar?

  • Rinite/Sinusite?

  • Asma?

  • Pele atópica?

  • Otites?

  • Hipertensão?

  • Doença cardíaca?

  • Apneia do sono?

  • Défice de atenção?

  • Fadiga?

Já pensaste nisto? A respiração é o primeiro ato do ser humano ao nascer, o qual se repete incessantemente e automaticamente até o final da vida. O ato de respirar é composto de inspiração (entrada do ar) e de expiração (saída). A respiração é normalmente automática, e deveria ser pelo nariz. No entanto, existem processos na nossa vida que promovem a respiração pela boca. O controle da respiração é possível e permite a respiração saudável, por exemplo: durante a fala, ao cantar ou simplesmente no dia-a-dia. Todos temos sensores localizados no cérebro, no coração e nas artérias para verificar no sangue os níveis de oxigênio e dióxido de carbono. Normalmente, uma elevada concentração de dióxido de carbono é o estímulo mais forte para se respirar mais profundamente e com maior frequência, a que se chama hiperventilação. Por outro lado, quando a concentração no sangue é baixa, o cérebro diminui a frequência e a profundidade das respirações, como acontece na asma. A principal função do sistema respiratório é absorver oxigênio e eliminar o dióxido. Quando expiramos pela boca perdemos diminuímos significativamente o oxigênio nas células. Assim as células perdem qualidades e capacidades e como tal o corpo vai cedendo. Mas o que acontece com quem tem uma respiração oral?

  1. O Respirador oral perde cálcio, fósforo, potássio e magnésio. O seu pH fica mais ácido;

  2. O Respirador oral entra em Hiperventilação e promove a carga do sistema cardíaco (maior risco de enfarte agudo do miocárdio);

  3. Carga do sistema renal (risco de insuficiência renal);

  4. Sobrecarga da tensão arterial, hipertensão! (risco elevado de AVC);

  5. Défice respiratório em decúbito (deitado o indivíduo perde capacidade respiratória), desenvolve distúrbios respiratórios do sono como Roncopatia (ressonar) que leva à Apneia;

  6. A deficiência metabólica e a doença do sono estão associadas ao risco elevado de diabetes.

Inscreva-se na próxima turma do Desafio 30 dias Sono sem Ruído, e se liberte desses problemas! A relação entre a respiração e a pele A pele também respira! E para que funcione perfeitamente é necessário receber a quantidade adequada de oxigênio. Qualquer diminuição de seu aporte gera um estado de hipóxia e consequente stress. Se nada for feito contra essa queda na capacidade respiratória, a pele e todos os tecidos apresentarão sinais de envelhecimento. Para manter os tecidos em bom estado, apesar da idade, é imprescindível aprender a manter um ciclo respiratório regular e nasal. Portanto, a respiração deve ser:

  • Nasal;

  • Silenciosa;

  • Relaxada;

  • Lenta;

  • Inconsciente.

As diferenças na respiração são severas e estão associadas a diversos sinais e sintomas. Qualquer que seja a idade sabemos que ao respirar pela boca perde mais dióxido de carbono, aumenta o volume de ar inspirado, não filtra o ar que entra assim direto nos pulmões e seguem-se uma cascata de consequências metabólicas e fisiológicas. Então, conheça os 10 motivos para cuidar da sua respiração:

  1. Mais saúde;

  2. Mais energia;

  3. Melhor sono;

  4. Pele mais bonita;

  5. Melhor sistema cardiovascular;

  6. Melhor pH interno;

  7. Maior resistência;

  8. Melhor qualidade de vida;

  9. Sorriso mais saudável;

  10. Ser mais feliz.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page