top of page

Respiração e Viagem

Ao viajar durante as férias, muitos adultos e crianças não se sentem bem – apanham vírus ou têm dor de cabeça, pieira, tosse, sensação de cansaço ou outros problemas que não querem fazer parte das festividades. Existe uma forma de evitar esta situação ou, pelo menos, reduzir o risco de ter problemas de saúde durante a viagem? Certamente! Assista a este vídeo (em inglês) para saber como viajar e como aplicar técnicas simples que ajudarão a si e à sua família a respirar melhor. Sasha Yakovleva explica como controlar a sua respiração em aeroportos, aviões e outros lugares lotados.

Abaixo está a transcrição quase completa deste video fundamental para todos os dias.

“Vamos falar de Respiração durante as viagens. O que é natural afecta de forma positiva a nossa respiração. O que não é natural afecta de forma negativa a nossa respiração.

Viajar de avião não é natural, subimos e descemos de forma rápida e rapidamente nos encontramos numa cidade completamente diferente.

O impacto negativo na respiração é normal mas se o soubermos controlar não teremos problemas. Prepararmo-nos para a baixa oxigenação do nosso corpo e para a diminuição de dióxido de carbono é fundamental. Controlar a Respiração apenas pelo nariz é fundamental, em locais lotados por pessoas de todo o mundo (como é um aeroporto) onde há vírus que não queremos no nosso corpo. Se respirares pelo nariz o ar é filtrado e as mucosas do nariz matam esses microrganismos. PARA FUNCIONAR SÓ TENS DE O USAR.  Se for impossível manter a respiração nasal, porque estás a andar – para, descansa e respira apenas pelo nariz. Nem todas as pessoas têm consciência se respiram pela boca enquanto falam. Na realidade poucas pessoas conseguem falar respirando pelo nariz – exige treino. A maioria das pessoas não é capaz de o fazer.

Evite conversar enquanto está em locais lotados. Estar sossegado e calado é bom para a nossa respiração – melhora a oxigenação do nosso corpo. O silêncio é uma técnica fundamental para regularizar a respiração, durante alguns minutos do nosso dia.

É muito importante manter a pausa de controlo da respiração alta.

  1. Ande o mais possível e de boca fechada – exercício cardio ligeiro – melhora a produção de CO2;

  2. Sentado, durante a viagem, tente relaxar e estar atento à respiração – calma e suave;

  3. Suster a respiração por pequenos períodos – cuidado se nunca o fez (não mais de 1 ou 2 segundos) a duração deve ser calma e relaxante – inspira sem mover o tórax, expira (sem mover o tórax), bloqueia o nariz e retoma a respiração, apenas nasal e relaxada – deve criar uma sensação de paz.”

RESUMINDO:

  1. RESPIRE APENAS E SÓ PELO NARIZ;

  2. PRATIQUE EXERCICIO CARDIO LIGEIRO – ANDAR;

  3. BEBA ÁGUA.

Assim não terá secreções nasais, nem tosse e nem compressão nos ouvidos.

2 visualizações0 comentário
bottom of page