top of page

Simetria facial e como melhorá-la

Dizem que a verdadeira beleza está num rosto com boa simetria. E quando olhamos no espelho podemos definir com alguma exatidão a assimetria que temos.

Quando olhamos para outra pessoa a assimetria só se torna óbvia quando é grande ou se tirarmos um retrato de frente.

Compreender porquê, quando e como moldamos nosso rosto, é fundamental. Queres recuperar a sua simetria? Há sempre solução ou prevenção. 

Existem formas para evitar o crescimento não equilibrado dos ossos e existem formas de compensar o crescimento não equilibrado. Então vamos lá!

Por que cuidar da simetria?

Quando estamos a crescer, os ossos usam a força dos músculos para se desenvolver. Portanto, quando os hábitos de vida estão adequados à idade, equilibrados e com a força correta, o rosto fica simétrico e funcional. Os hábitos principais são a respiração e a mastigação.

Estes hábitos nascem conosco, porém podemos perdê-los sem perceber.

Quando o bebé nasce deveria ser apenas amamentado até os 6 meses de idade, para o crescimento dos ossos da face e para o reforço dos músculos da cabeça e do pescoço. Além disso, a amamentação é a única forma de alimentação que promove a respiração nasal.

Depois, deve ser introduzida a alimentação complementar. Simplificando, os alimentos após os 6 meses de idade, devem ser esmagados com um garfo ou oferecidos em pedaços que o bebé consiga mastigar. Portanto, mesmo que não tenha dentes, o bebé consegue esmagar e deglutir sem qualquer problema. É muito importante que o bebé esteja sentado e com os pés bem colocados no chão, para que os reflexos neurológicos ajudem as forças musculares da postura e da mastigação.

Após o 1.º ano o bebé já deve comer de forma variada.

Quando?

Durante toda a vida os músculos têm de ser exercitados para não perderem a força, tônus e função. Portanto, mastigar bem de forma bilateral alternada e respirar pelo nariz irá promover a simetria.

Somos assim… todo o nosso corpo necessita de equilíbrio para não alterar o padrão, compensando ou adaptando.

Quando não conseguimos treinar e temos maus hábitos, a barriga se torna flácida. Assim também os músculos que suportam a coluna terão flacidez, que impede a sustentação do corpo de forma correta e surgem as escolioses, lordoses e cifoses, por compensação entre ossos e músculos.

A força muscular desenvolve os ossos e sustenta-os.

Como?

Ao criarmos hábitos mais para a direita ou mais para a esquerda provocamos o crescimento dos ossos da face mais desse lado. Os ossos do outro lado adaptam-se e surgem as alterações da mordida. Cada vez mais difícil de compensar a correção. Depois terá de recorrer à ajuda de profissionais.

Quanto mais cedo for a abordagem, menor será o problema e mais fácil de tratar.

A técnica menos invasiva, é a Ortopedia Funcional dos Maxilares, integrada com a terapia Miofuncional, que faz o equilíbrio entre ossos e músculos.

Aos 4 anos, 60% dos ossos da face já cresceram. Aos 6 anos temos 80% e aos 12 anos os ossos da face estão com 90% do seu tamanho final para a idade adulta.

Daí a importância de crescer com hábitos saudáveis nas funções básicas como a respiração. Respirar pela boca força os músculos da face e impede o crescimento equilibrado.

Por fim, queres saber o que fazer no adulto para recuperar a simetria?

Reeducar. Cuidar. Treinar.

Portanto, ter um personal trainer para a face faz-nos recuperar os músculos e tudo ficará diferente! Menos rugas, menos papo, menos olheiras e maior simetria.  Quer ajuda? Posso ser a sua Personal Trainer?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page