top of page

Tenha objectivos a curto, médio e longo prazo

Fechamos um ano. Inauguramos outro novo. E assim será. Teremos altos e baixos e, claro, muitas histórias para contar. Eu gosto de sintetizar os baixos e enaltecer os altos. Sabes porquê?

Cada vez que falamos sobre uma história triste, mais triste ficamos. Cada vez que nos lembramos de um sucesso, mais motivados ficamos. Mudar exige esforço, exige motivação e recorda-nos medos, desilusões e outros cuidados.

Como iniciar numa nova escola, mudar de casa ou mudar de vida, mudar tem de ser para melhor e as recompensas nem sempre são óbvias. Dou sempre como exemplo a entrada na faculdade, grandes mudanças para ter mais trabalho. Mais responsabilidade e maior ansiedade? Sem dúvida! Porém, as recompensas incluem maturidade, crescimento, aprendizagem e visão num objectivo maior.

Cá está, qual é o teu objectivo?

Tenho sempre três objectivos na minha vida, um a curto prazo, outro a longo prazo e claro que tenho um a médio prazo.

Separe seus objectivos em três prazos diferentes, dessa forma:

Objectivos a curto prazo

O que quero hoje, realizar determinadas tarefas e ser feliz. Tarefas importantes e concretas do meu dia familiar e profissional. Compreender o que se passa e dar a prioridade verdadeira a cada tarefa. Pequenos passos levam-nos longe.

Objectivos a médio prazo

O que quero no próximo ano, concretizar alguns planos e ser feliz. Os meus planos são realistas embora por vezes pareçam distantes. Por isso não me posso esquecer e aqui a determinação é fundamental. Oferecer sorrisos a quem me rodeia é dos meus objectivos principais e atingir metas é uma alegria.

Objectivos a longo prazo

O que quero no final do dia, dormir descansada, sonhar e continuar a ser feliz. Concretizar sonhos, descansar, ler um livro, e compreender que estudar e ajudar as pessoas são factores fundamentais para a resiliência do dia-a-dia.

Muitas vezes na consulta pedem um sorriso perfeito. A curto prazo proponho como objectivos uma boa higiene oral, bons hábitos e persistência e consistência diária. A técnica de higiene oral adequada permite logo dentes mais brilhantes e bonitos.

A médio prazo reforço os hábitos e cuidados, desta forma criamos hábitos para a vida e a cor dos dentes tende a melhorar devido às características da pasta dentífrica adequada.

A longo prazo as estruturas esqueléticas e musculares tomarão forma e função para que os sorrisos se tornem ideais.

Devemos por isso compreender que em cada fase da vida curto/médio/longo prazo são variáveis temporais. Uma criança necessita de tudo mais imediato do que um adulto.

‘Devagar se chega ao longe!’ E com pequenos passos chegaremos lá. Assim peço os meus dias e sempre com os cuidados adequados.

Retorno assim para os temas alegres ou tristes. Eu tento observar o copo como está. Avaliar e compreender. E tu?

Por fim, te perfunto: o teu copo está meio cheio ou meio vazio? Falta muito para chegares ou já estás no bom caminho?

Se começares agora é bem melhor.

Então vai lá! Sonha. Projecta. Executa. Descansa.

Cada dia, cada mês, a tua vida vai melhorar.

Até breve!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page