top of page

Tratamento holístico e Funcional. Tudo começa no Dentista.

Cedo percebi que a respiração nasal é a base da nossa saúde. Como dentista e sabendo a importância da boca na saúde geral estudei muito. Queria aprender tudo. Não há tudo, não há queria. Continuo a estudar. Continuo a aprender. É uma alegria ajudar. É uma honra receber os vossos agradecimentos.

O que me move é a vossa saúde e a conquista da beleza.

O meu segredo, o melhor alinhador de dentes são os lábios. O melhor expansor da boca é a língua.

Vou explicar-te. Como dentista aprendi a tratar de cáries e fraturas, alinhar dentes e fazer sorrisos bonitos. Mas quando iniciei a minha carreira queria prevenir os problemas e não entendia como. 

As funções da boca são alimentação e fonética, certo? E a função do nariz é a respiração. Então se ocupamos a boca a respirar as outras funções estão comprometidas. Posso explicar, como dentista os problemas com que me deparo!

Mastigar e respirar torna-se um tormento. A melhor adaptação ou compensação é escolher alimentos de fácil mastigação, comer menos ou comer mais rápido. Abrir a boca para respirar durante a mastigação, entra ar para o sistema digestivo, seca o bolo alimentar, desidrata dentes e gengiva, aumenta o índice de cáries, pigmenta os dentes, tritura mal os alimentos que seguem para o estômago e reduz o perímetro das arcadas dentárias, provoca o apinhamento dentário, e prejudica a relação entre as arcadas dentárias com consequências graves a nível da postura da coluna.

A importância do dentista com equipa multidisciplinar

A avaliação de cada paciente é criteriosa pelo que o diagnóstico é multidisciplinar. Portanto, trabalhar em equipa permite encaminhar para quem o paciente necessita seja otorrinolaringologia, pediatria, medicina geral e familiar, medicina interna, fisioterapia, terapia da fala/fonoaudiologia, ortopedia, fisiatria, psicologia, medicina tradicional chinesa e Osteopatia.

Assim quando ensino a respirar e a cuidar da saúde oral sei que o tratamento dura e que a prevenção é efetiva. A alegria de cuidar dos pacientes desde que nascem até sempre, seguindo cada etapa de vida, compreendendo e analisando a melhor abordagem e promovendo a saúde geral.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page