top of page

6 Requisitos para boa alimentação

Muito se fala de saúde, de alimentação, de desporto e cada vez mais do sono. Mas, quantas vezes é avaliada a respiração?

Ao fazer uma analogia com a alimentação, sabemos, como resultado, que a escolha dos alimentos é fundamental. Portanto, cada vez mais sabemos que precisamos de alimentos com fibra. Ainda assim, só se fala da digestão.

Por isso eu sugiro pensar na digestão em todas as suas fases.

Começamos pela boca, com a ação física dos dentes e músculos e a ação química da saliva, assim começa o processo de digestão. Nesta 1.ª fase temos a formação do bolo alimentar, mas para tudo correr muito bem são necessários alguns requisitos: alimentos naturais, sazonais e locais, baixo índice de açúcares, mastigação vigorosa, respiração exclusiva nasal, postura correta na cadeira e hidratação.

Os 6 requisitos para uma boa alimentação

1. Postura

Quando temos a postura ideal na cadeira, com os pés bem assentes, como resultado, iremos ter melhor função mastigatória e de deglutição.

2. Mastigação vigorosa

Quando a mastigação é vigorosa o treino dos músculos da face é mais eficiente, e possibilita o tônus da língua e o selamento labial. Além da mastigação, o sono também afeta a respiração. Leia o artigo Sono e Respiração para saber mais.

3. Alimentos saudáveis

Alimentos saudáveis são mais facilmente digeridos e absorvidos, por isso, não provocam tanta inflamação ou intolerância e têm mais nutrientes.

4. Ingestão de açúcares

A ingestão de açúcares atinge nesta época índices elevadíssimos. Os açúcares estão presentes em muitos alimentos, mas, não devem ser ingeridos isoladamente. São exemplos de alimentos com açúcares todos os que conhecemos como óbvios e também há imensos produtos e alimentos com açúcares que nos parecem saudáveis. Frutas, frutas desidratadas, sumos de fruta, alimentos processados, leites, alimentos com farinhas… O açúcar altera o metabolismo, pois, possui a insulina, que é viciante, promove a hiperventilação, altera a sensação de saciedade e é inflamatório.

5. Hidratação

A hidratação é fundamental para a saúde e para o corpo todo funcionar, produzir saliva, reduzir a secura do aparelho respiratório, para as articulações, pele e músculos estarem na sua melhor função. As melhores opções são alimentos naturais, e água não engarrafada, porque quanto mais seco o alimento, maior será a necessidade de ingestão de água. Assim, sumos e refrigerantes, devido ao índice de açúcar, não são verdadeiramente hidrantes.

6. Respiração Nasal

Respiração nasal, estranho? Durante a mastigação muitas pessoas fazem pequenas inspirações pela boca, sem se darem conta desse feito, no entanto, a mastigação é mais efectiva quando respiramos mesmo pelo nariz. Neste processo, deveríamos inspirar pelo nariz enquanto mastigamos vigorosamente com os dentes posteriores e de forma alternada. A Mastigação correta implica o selamento labial completo/total durante cada ciclo. A deglutição deveria ser quando o bolo alimentar se apresentasse em forma pastosa.

Consegues seguir esses passos para uma boa alimentação?

Se pensar de forma séria, sem desculpa, o que me responderia?

As respostas que normalmente oiço, passam por auto-desculpas ou auto-consentimentos, muitas vezes com a esperança de aprovação.

A mais frequente, refere-se à verdadeira capacidade respiratória, desculpada nas doenças respiratórias existentes, nas discrepâncias das arcadas dentárias, em algumas questões musculares e pasme-se: tudo se resolve na maioria das vezes com treino adequado.

Também existem outras respostas como o cansaço muscular, a falta de dentes, a ingestão de alimentos de fácil mastigação e a falsa percepção da condição de saúde que apresenta.

Para distinguir a saúde, da não doença, é necessário humildade e a queda de alguns preconceitos provenientes muitos deles da era dos nossos avós.

O que é mais fácil para ti, a não doença ou a saúde? O que é mais económico a saúde ou a doença?

Quais as vantagens da Prevenção?

Comentários sobre este tema? Conte para nós! Gostaríamos muito de escutar a sua opinião

Siga-nos no perfil do Instituto Respirar no Instagram para ficar atento aos nossos conteúdos e não perder nenhuma dica que damos por lá. Aproveite e leia mais conteúdos em nosso blog.

E se acaso estiver precisando de auxílio, faça uma consulta online, adoraríamos ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page